19 de mai. de 2009

Tele-Transporte e Viagem no Tempo

Duas das coisas que mais me fascinaram nos filmes de ficção científica foram as viagens no tempo e os tele-transportes (que o digam os fãs de Star Treck). Ambas as tecnologias não passam de sonhos para nós. Filmes que abordaram viagens no tempo sempre possuem furos e exigem uma boa dose de desprendimento científico para podermos curtir o filme.
Todas as teorias sobre viagens no tempo empacavam com uma pergunta simples, mas profunda o suficiente para detonar todas as teorias:
- Se fosse possível viajar no tempo, porque não recebemos visitas de viajantes do futuro?
Os defensores das viagens no tempo sempre arranjavam uma desculpa para explicar a ausência de turistas do futuro, a principal delas é que eles não interferiam para não alterar a linha do tempo. Aí os céticos logo rebatiam dizendo que nem todos os detentores dessa tecnologia do futuro teriam esses escrúpulos.
Recentemente li na revista Superinteressante uma matéria que explicava bastante bem a possibilidade real, com explicação científica para a viagem no tempo. E de quebra, a tecnologia ainda permite o tele-transporte, ou seja, você poderá um dia viajar no “Espaço-Tempo” quase que instantaneamente! Essa teoria convenceu até Steven Hawking!
Vou tentar explicá-la:
Uma das teorias atualmente aceitas no mundo da física é o “buraco de minhoca”. Segundo a teoria, seria possível criar túneis no universo que permitiriam viagens instantâneas através do espaço. Isso seria possível porque o buraco de minhoca funcionaria como um atalho através de uma dobra no espaço. Dessa forma, se um buraco de minhoca tivesse uma abertura aqui no planeta Terra e outra em um planeta de uma galáxia a milhões de anos luz daqui, bastaria entrar por uma abertura e você sairia pela outra como se estivesse passando por uma porta. Um exemplo desse tipo de tecnologia foi explorada no filme Stargate (http://www.adorocinema.com/filmes/stargate/stargate.asp).
Outra teoria, esta já comprovada cientificamente, é o fato de que se você viajar a grande velocidade, próxima a velocidade da luz, o tempo passará de forma diferente para o viajante e para alguém que fique na Terra. Ou seja, se um viajante saísse em viagem a grande velocidade e viajasse por alguns meses, aqui na terra teriam decorrido milhares de anos.
Juntando essas duas teorias, criamos uma máquina do tempo. Veja bem:
1. Criamos um buraco de minhoca criando dois portais. Imagine este buraco de minhoca como um par de espelhos que, ao entrar em um deles, você sairia no outro. Se você deixar um dos espelhos no Brasil e um amigo levar o outro para o Japão, teremos criado um tele-transporte entre os dois países. Você entraria em um espelho aqui no Brasil e sairia no outro, lá no Japão (e vice versa).
2. Agora imagine que esse seu amigo pegasse um desses espelhos e entrasse em uma espaçonave a alta velocidade. Após alguns meses de viagem, ao voltar para a Terra, teriam-se passado milhares de anos. Com isso, você teria um espelho no presente e ele outro no futuro (ou ele teria um espelho no presente e você outro no passado, dependendo do ponto de vista). Estaria criada aí uma máquina do tempo, ligando dois tempos diferentes. Você entraria no espelho aqui no presente e sairia a milhares de anos no futuro. Depois era só fazer o caminho inverso para voltar para o seu tempo.
Isso explicaria a falta de viajantes do futuro, pois somente após a criação do buraco de minhoca é que se poderia viajar no tempo e, estando no futuro, você poderia voltar para um momento posterior à criação da máquina do tempo. Vamos exemplificar:
Imagine que hoje, dia 19/05/2009, criemos uma dessas máquinas do tempo. Meu amigo viaja levando um dos espelhos e volta à Terra a 2 mil anos no futuro, exatamente no dia 19/05/4009. Estaria criado um túnel entre os anos de 2009 e 4009 permitindo que pessoas do nosso tempo fosse para o nosso futuro e que pessoas de 4009 viessem para o seu passado. No entanto, não teríamos como voltar para 2008, pois a máquina ainda não teria sido inventada.
Mais que isso, o tempo continuaria correndo. Um dia depois, em 20/05/4009, ao entrarmos no espelho, sairíamos em 20/05/2009, ou seja, não seria mais possível voltar para 19/05/2009. Mas uma série de túneis como esse poderiam ser criados possibilitando viagens para todos os tempos. Por exemplo, em 31/12/2009, poderiam um túnel para 18/05/4009, ou seja, antes de 20/05/4009, onde você poderia pegar nosso primeiro túnel para voltar para 20/05/2009.
O problema é que só podemos voltar para um tempo posterior à criação da primeira máquina do tempo. Por isso não temos viajantes do futuro.
Acharam que viajei muito nessa tecnologia de hoje? Pois esperem só o post da semana que vem.
Até lá!

3 comentários:

  1. Pois bem, mal posso esperar pelo post da semana que vem!
    Mozart, o autor deste comentário é o Marcelo que estudou com você no CEFET MG anos atrás e que fui colega de trabalho do José Eustáquio, espero que se lembre de mim... hehe...
    Fico feliz de saber que está escrevendo no seu blog, do qual, aliás, gostei muito!
    A propósito, este seu post me lembrou de que na segunda-feira, dia 25, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd! Nada melhor do que um post sobre viagens no tempo...

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo, lembro-me de você sim. Inclusive eu acompanhei o seu blog, o Anacrônicas, por um bom tempo. Pena que você o abandonou.
    Grande abraço para você e mantenha contato.

    ResponderExcluir
  3. É verdade mesmo, abandonei o Anacrônicas, mas foi para evoluir e criar o Universo Tangente, que é o blog que mantenho agora: http://universotangente.wordpress.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.