8 de out. de 2007

Notícias do Zat 28 (08/10/2007)

Olá Pessoal.

Aqui estou eu novamente com meu e-mail semanal. Desta vez tenho somente notícias boas para vocês. Eu já estou passando muito bem, as aftas melhoraram demais, apenas uma ainda não fechou totalmente, mas ela já não me atrapalha nem a comer e nem a conversar. Não tenho tido reações aos medicamentos, nem febre e nem precisado mais de transfusões de hemácias e plaquetas.

Ainda estou tomando um medicamento forte para conter infecções e a dose que devo tomar deve se completar na quarta feira. Como meu estado geral está muito bom e os exames corroboram isso, imagino que quinta feira eu deva ter alta, se Deus quiser.

Em princípio, este foi meu último ciclo de quimioterapia. Agora ficamos aguardando um doador compatível, já estou cadastrado no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea) e continuo incentivando o máximo de pessoas possível a se cadastrar no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea). Uma vez encontrado um doador compatível, iremos analisar se realmente precisaremos fazer o transplante. Ao que tudo indica, só precisarei fazer nova quimioterapia ou transplante se eu tiver uma recaída, ou seja, se nos meus exames voltarem a aparecer células cancerígenas causadoras da Leucemia. No entanto, mesmo com este prognóstico positivo, é extremamente importante encontrar um doador compatível, pois apesar de não ser o que queremos a qualquer momento a doença pode voltar. Por isso é importante que o máximo de pessoas possível se cadastre no REDOME (veja instruções no final deste e-mail) para que se tenha uma possibilidade maior de encontrar um doador compatível, não somente para mim, mas para milhares de pessoas que, como eu, estão aguardando um doador.

Meus planos agora são de voltar a estudar para concursos, voltar a trabalhar e me sentir útil. Dentro de uns 3 meses poderei ter uma vida praticamente normal, apesar de ter que fazer um controle da doença nos próximos anos.

Gostaria de aproveitar para agradecer a todos vocês, que de uma forma ou de outra me deram apoio, seja com doações de sangue, seja conseguindo ou batalhando doadores, enviando mensagens de otimismo, me dando força com visitas, amigos reaparecendo na distância e no tempo mostrando que a verdadeira amizade é sempre presente. A toda a equipe do Hospital Mater Dei, que me acolheu e se esforçou muito pela minha recuperação, sejam médicos, enfermeiros, copeiros, pessoal da higienização. Todos aqui me trataram com muita humanidade e carinho. Emocionei-me várias vezes neste período de tratamento, vi de muito perto a morte no dia em que fui transferido para o CTI, aprendi a valorizar ainda mais as coisas boas da vida.

Não posso deixar de registrar aqui o apoio de pessoas que não "largaram do meu pé" durante todo este período, principalmente minha esposa, a Gislaine, minha irmã, a Sheila, e minha tia Dalva que passou inúmeros dias comigo aqui no hospital. Não que eu esteja esquecendo inúmeras outras pessoas que, como puderam, me ajudaram e estiveram presentes à sua maneira, mas sei que muitas vezes a correria do dia a dia e os problemas que todos nós temos não nos deixam ser presentes como queremos. Mas podem ter certeza de que valorizei cada e-mail, cada telefonema, cada visita, cada contato pelo MSN ou pelo Skype, cada recado deixado no Orkut (apesar de não conseguir acessar o Orkut daqui do hospital), cada oração ... foram muitas as pessoas e as formas de me darem apoio, valorizei e me senti mais fortalecido com cada uma delas.

Gostaria também de deixar um recado a cada um de vocês: Aproveitem a vida! Na segunda quinzena de setembro do ano passado, eu e a Gislaine estávamos curtindo uma segunda lua de mel em Fernando de Noronha, cheios de saúde e nos achando imunes a todas as mazelas do mundo. Exatamente um ano depois eu estava aqui internado no hospital tratando de uma doença grave e passando por um dos piores momentos de todo o tratamento. Por isso eu repito, aproveitem a vida, olhem para o lado e vejam quantas coisas boas os rodeiam, a despeito de algumas poucas coisas ruins (tendemos a valorizar as coisas ruins), olhe nos olhos das pessoas que você ama e diga o que sente a elas. Olhe para as pessoas que te incomodam e observe que elas também têm qualidades e podem fazer bem a você e você fazer bem a elas. Aproveitem as pequenas coisas da vida, pois é nelas que reside a verdadeira felicidade. Firme os olhos nas verdadeiras grandes coisas da vida, pois é delas que nasce o brio da conquista humana.

Nunca me esquecerei de uma frase do Padre Osvaldo, coordenador do Recanto de Caná, onde participei do PRODES, um grupo de jovens que fez grande diferença em minha vida. Ele disse certa vez que "A felicidade reside em manter os pés no chão, as mãos no arado e os olhos na estrela". É isso que devemos fazer: manter os pés no chão da razão, as mãos no arado para sermos úteis e produtivos e os olhos na estrela de nossos sonhos, em busca sempre de algo melhor.

Muito obrigado a todos vocês, com o apoio que recebi foi muito mais fácil passar por isso tudo.

De agora em diante, não esperem receber e-mails semanais sobre meu estado de saúde, espero não ter muitas novidades de agora em diante, apenas a cura progressiva. Mas de tempos em tempos voltarei a enviar e-mails esporádicos contando como anda minha recuperação e minha volta à vida normal. Manterei meu blog atualizado ( http://zatlima.blogspot.com) e em minha assinatura tem meu e-mail, MSN e Skype para mantermos contato.

Um grande abraço a todos e até breve.

Doação de Sangue

Rua Juiz de Fora, 861. Barro Preto. (Próximo ao Colégio Pio XII)

De segunda a sexta de 8:00 às 16:00

Sábado de 8:00 às 12:00 (agendar por telefone)

Tel: 3335-6600

Doar para:

Mozart Fernandes Moreira Lima

Hospital Mater Dei

Doação de Medula

Hemominas

Alameda Ezequiel Dias, 321. Centro

Terças, quartas e quintas de 7:00 às 15:00

Tel: 0800-310101

Será coletada uma amostra de seu sangue para classificação do tipo de sua medula. Esses dados são cadastrados no banco de dados e, caso você seja compatível com alguém que precise de transplante, você será chamado para fazer novos exames e confirmar a doação.

Um comentário:

  1. Oiii

    Tudo bem?

    Sou aluna do Santa Maria- Nova Suíça

    Na terça-feira a Tia Mônica leu um dos seus e-mails na sala....Ele me fez refletir muito.

    Muitas vezes fico reclamando da vida...falo que não tenho nada

    Mais na verdade tenho sim...casa,comida,roupas,pessoas que me amam que só querem meu bem...

    Muito Obrigada!!!

    Vai receber alta amanha??

    Espero que sim...

    Bom..acho que é isso...

    Que Papai do céu te abençoe hoje e sempre....

    Beijosss

    Quero que saiba que apesar de não te conhecer...sempre vou estar do seu lado..Torcendo pro você

    T+

    Raiza Nicolau

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.