25 de ago. de 2014

Post no Facebook de 25/08/2014

Bom dia e boa semana para todos!
Estou em casa tomando um fôlego antes do próximo ciclo de quimioterapia. Como lhes disse, esse último ciclo foi muito tranquilo e saí muito mais fortalecido (do ponto de vista físico, psicológico e espiritual) que da última vez. Fico essa semana em casa e devo internar para o 3º ciclo no dia 1º de setembro.
Hoje gostaria de pedir uma atenção especial para o cadastro no Banco de Medula. Ainda não conseguimos encontrar um doador compatível comigo. Isso ocorre porque o Banco de Medula no Brasil tem poucos cadastrados. No REDOME, o banco de doadores de medula brasileiro, há atualmente em torno de 45.000 pessoas registradas. Os Estados Unidos têm cinco milhões. Portanto, no Brasil é muito pequena a possibilidade de achar um doador compatível. Já nos Estados Unidos, em média, é de mais ou menos 50%. Dependendo do tipo de herança genética, se for das mais frequentes, a chance de achar alguém no registro americano é de 80% e, se for uma herança mais rara, de 30%. Nós, brasileiros, podemos recorrer aos registros americanos e europeus, mas como nossa herança genética é muito miscigenada, o mais provável é encontrar um doador no nosso País.
Daí a importância de fazer o cadastro no REDOME, pois quanto mais doadores estiverem cadastrados, maior a possibilidade de encontrar alguém compatível. O cadastro é muito simples, vejam o processo passo a passo:
1 - Compareça a um hemocentro credenciado (em MG é o Hemominas) munido de documento oficial com foto e preencha os formulários para o cadastramento. Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 54 anos pode se cadastrar. As limitações que impedem a doação de sangue muitas vezes não limita o cadastro do Banco de Medula. Ou seja, mesmo aqueles que não podem doar sangue por um motivo ou outro podem fazer seu cadastro no Banco de Medula.
2 - Em seguida você doará uma pequena quantidade de sangue para fazer o exame HLA. Observem que é uma amostra de sangue como nos exames comuns, ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de amostra da medula nessa etapa.
3 - Seu tipo de HLA será cadastrado no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que é ligado ao INCA (Instituto Nacional de Câncer) e subordinado ao Ministério da Saúde.
4 - Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.
5 - Caso você seja compatível com o paciente, outros testes sanguíneos serão realizados.
6 - IMPORTATE: Você vai participar do cadastro de doadores voluntários de medula óssea. Na ocasião em que a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir sobre a doação.
7 - Caso confirme seu interesse em doar, você irá a uma unidade médica para do material medular para doação. Existem dois processos para retirada do material medular:
a) A primeira opção é a punção medular, onde o médico retira o material medular de um dos grandes ossos. Ao contrário do que muita gente imagina, a punção não é feita na coluna vertebral, mas de um dos grandes ossos do corpo humano, normalmente do osso da bacia. O procedimento em si demora cerca de 30 minutos e o doador fica internado de um dia para o outro.
b) A segunda opção é através de um processo onde o sangue é retirado de um braço (como uma doação de sangue), passa por uma máquina que filtra os componentes necessários do sangue e volta ao corpo do doador pelo outro braço. Esse processo demora cerca de quatro horas onde o doador fica sentado em uma cadeira assistindo à televisão e vai embora para casa no mesmo dia.
Após a doação da medula, o corpo do doador recupera o material doado e sua medula volta ao normal depois de alguns meses. Inclusive uma mesma pessoa pode doar medula várias vezes durante a vida.
O Hemominas (http://www.hemominas.mg.gov.br/) possui unidades em Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia. O cadastro pode ser agendado pelo telefone 155 e é feito de segunda a sexta feira.
Pessoal, façam o seu cadastro no REDOME, divulguem aos seus parentes e amigos a importância desde cadastro e como ele pode salvar vidas. O meu caso, por exemplo, eu dependo de encontrar um doador para que eu possa fazer meu transplante. Todos esses ciclos de quimioterapia que estou fazendo serão interrompidos assim que eu puder fazer o transplante. Muitos outros pacientes aguardam doadores compatíveis para poderem fazer seu transplante e terem novamente qualidade de vida ou mesmo chance de sobrevida.
Novamente agradeço a todos pela torcida, orações, doações de sangue e aguardo o empenho de todos no cadastro e divulgação do Bando de Medulas, o REDOME.
Desejo a todos uma excelente semana e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.