16 de ago. de 2014

Post no Facebook de 16/08/2014

Boa tarde, meus amigos.
Graças a Deus este ciclo de quimioterapia continua correndo muito bem. Desde o último post eu tenho passado muito bem, sem nenhuma intercorrência que cause problema.
Agora é só esperar que os exames se normalizem para que eu possa fazer uma pequena cirurgia para implantação de um cateter, após a cirurgia fico mais uns dois dias internado em observação e bora para casa tirar uma semana de folga do hospital.
Hoje recebi a visita da Adriane Simões que me contou uma história que me deixou muito triste e chocado. Da outra vez que adoeci ela procurou o Hemominas para doar sangue em meu benefício. Chegando lá ela disse que tinha interesse em se cadastrar como doadora no Banco de Medula. Acontece que a funcionária que a atendeu a DESESTIMULOU a fazer o cadastro. Ela disse que dava trabalho e que a possibilidade de ter alguém compatível era muito pequena.
Fiquei realmente chocado com essa história. Afinal a gente faz toda essa campanha para cadastro no Banco de Medula, tanta gente se mobilizando e uma funcionária que deveria ser a primeira a promover esse ato me vem com essa, desestimulando alguém que estava disposta a fazer o cadastro!
Vale lembrar ainda que essa funcionária está totalmente desinformada. O cadastro no Banco de Medula é um processo simples, exigindo apenas uma coleta de sangue como fazemos em um exame normal. Está equivocada também quando fala que a possibilidade de compatibilidade é baixa, por isso não vale a pena se cadastrar. Muito pelo contrário, é justamente porque a possibilidade de compatibilidade é baixa que é necessário que muitas pessoas se cadastrem. Quanto mais pessoas cadastradas no banco maior a possibilidade de que alguém que esteja precisando de um transplante encontre seu doador, salvando sua vida.
Gente, reforço aqui, o cadastro no Banco de Medulas é um processo simples. É feita apenas uma coleta de sangue normal para ser feito o exame HLA, que definirá as características genéticas de sua medula para verificar se você é compatível com alguém. Ou seja, simples, rápido e praticamente indolor (apenas uma espetada de agulha).
CADASTRO NO BANCO DE MEDULA:
O interessado em se candidatar deverá se dirigir a uma das unidades do Hemominas, onde vai receber orientações sobre o cadastramento e a doação da medula óssea.
O cadastramento poderá ser feito previamente através do preenchimento do Formulário de Identificação do candidato a doação de medula e da Assinatura do Termo de consentimento disponíveis no site do Hemominas e entregues no dia. O atendimento é de segunda a sexta.
Grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.