28 de nov. de 2014

Post no Facebook em 28/11/2014

Bom dia, meus amigos.

Atualizando vocês com as notícias daqui de Curitiba, finalmente temos um cronograma confirmado para o meu transplante:
Na segunda feira eu me internarei no Hospital Nossa Senhora das Graças. Na terça feira eu começo a fazer a radioterapia. Serão 10 sessões de radioterapia, sendo três por dia. O problema é que a radioterapia será feita em outro hospital, o Angelina Caron, distante uns 25Km do Nossa Senhora das Graças. Com isso, eu sairei de ambulância para fazer uma sessão às 8:00 (meia hora cada sessão) e volto para o hospital. Depois volto para fazer outra sessão às 14:00 e volto para o hospital. Finalmente mais uma sessão às 20:00. Isso de terça a sexta. Ou seja, vou passar a semana que vem toda passeando de ambulância!
No sábado, devo começar as sessões de quimioterapia, que irão até segunda (sem precisar de passear de ambulância). Na terça eles colem a medula da doadora na Alemanha e na quarta já infundem a medula em mim aqui em Curitiba.
Com as sessões de radio e quimio, minha imunidade irá a zero, ou seja, meu corpo não terá nenhuma defesa contra doenças. Este é um dos maiores riscos do transplante de medula. Para evitar isso, ficarei em um "quarto bolha", onde o ar é filtrado e existem uma série de procedimentos para evitar qualquer tipo de contaminação.
Após o transplante, além da baixa imunidade, teremos que ficar atentos contra a "Doença do Enxerto Versos Hospedeiro". Ao contrário dos outros transplantes, no transplante de medula não existe a rejeição. Ocorre o contrário, ou seja, a medula é que pode rejeitar o meu corpo. Como os principais anticorpos (organismos de defesa de nosso corpo) são produzidos pela medula, pode acontecer da medula da doadora transplantada em mim "estranhar" meu corpo e atacar meus órgãos achando tratar-se de corpos estranhos.
Apesar dos enormes riscos decorrentes de um transplante de medula, estou muito confiante de que tudo dará certo e que em breve estarei retornando à minha vida normal.
Grande abraço para todos vocês e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.