21 de ago. de 2007

Notícias do Zat 22 (21/08/2007)

Olá Pessoal

Eu continuo curtindo a minha temporada em casa, essas estadias no hospital fazem a gente valorizar a casa da gente como nunca! Eu tenho passado muito bem e os exames que faço duas vezes por semana estão cada vez melhores.

Muitos amigos têm me perguntado detalhes quanto à doação de medula e muitos têm demonstrado medo de como é o procedimento para coleta da medula para doação. Como imagino que muitos estejam com essa dúvida, vou tentar explicar aqui por alto:

O primeiro passo para um doador de medula é procurar um posto de doação. Em Belo Horizonte o Hemominas está habilitado a receber os doadores de medula na Alameda Ezequiel Dias,321, atrás do Parque Municipal. No posto de doação será colhido uma amostra do seu sangue, através dessa amostra será determinado o seu tipo de medula e você será cadastrado em um Banco de Dados Nacional para doadores de medula, o REDOME.

Caso apareça alguém que esteja precisando de um transplante e que seja compatível com você, você será chamado para fazer novos exames para ver se você está gozando de boa saúde e se sua doação não colocará em risco a sua saúde ou a da pessoa que receberá a medula.

Uma vez que você tenha sido compatível com alguém e esteja em condições de fazer a doação, existem dois processos para se fazer a doação da medula propriamente dita:

1. Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia. A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

2. Durante a doação, o doador fica deitado enquanto seu sangue é retirado de um braço, filtrado em uma máquina e retorna em outro braço (algo parecido com uma hemodiálise). O processo leva cerca de 4 horas e o processo de recuperação da medula do doador é o mesmo.

Atualmente é mais usado o segundo processo pelo fato de ser menos invasivo e mais tranqüilo para o doador. Mesmo no primeiro caso, a doação é um processo simples e sem risco algum ao doador.

Galera, eu continuo precisando de doadores de sangue. O horário para doação de sangue é de segunda à sexta de 8:00 às 16:00 e aos sábados de 8:00 às 12:00. Vale lembrar também que as doações aos sábados devem ser agendadas através do telefone 3335-6600. As doações são feitas na rua Juiz de Fora, 861 – Barro Preto.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.