23 de jun. de 2007

Notícias do Zat 03 (10/04/2007)

Olá meus caros amigos

Graças a Deus eu tenho passado muito bem nos últimos dias. Não tenho tido febre, o apetite voltou e estou muito disposto. Continuo no soro e recebendo medicação intravenosa, mas nada que incomode muito.
Imagino que até o final dessa semana as visitas voltem a ser liberadas, assim que tiver uma posição mais segura eu aviso vocês, vou adorar recebê-los. Na segunda feira eu deverei fazer um novo mielograma, o mesmo exame que confirmou a minha Leucemia e o seu tipo. Somente através deste exame poderemos ver com certeza se a quimioterapia surtiu o efeito desejado. Todos os exames indicam que sim, mas somente o mielograma dá um diagnóstico mais acertado. Após este exame eu provavelmente receberei alta e ficarei uma semana em casa tomando um fôlego. Depois dessa semana de descanso eu volto para o hospital para a segunda sessão de quimioterapia junto com mais um mês de internação.
Novamente eu apelo para a ajuda de vocês. O banco de sangue me ligou hoje pedindo mais doadores. Isso ocorreu por dois motivos:
1. Com a Semana Santa o número de doadores no banco de sangue diminui, o que baixa o estoque de sangue de uma maneira geral;
2. Para cada doação de sangue que vocês fazem, o sangue é decomposto em aproximadamente 7 produtos. Eu estou precisando de 2 destes produtos, que são as hemácias e as plaquetas. Cada doação, de aproximadamente 500ml, gera cerca de 300ml de hemácias. Ou seja, se houver um doador, corresponderá a um receptor, no caso eu. Com as plaquetas as coisas acontecem de maneira um pouco diferente. Cada doação de 500ml de sangue, geram apenas 50ml de plaquetas. Portanto, quando eu recebo uma transfusão de 300ml de plaquetas, na verdade eu estou recebendo plaquetas de 6 doadores que se juntam para uma única transfusão. Resumindo: a relação doadores x paciente de hemácias é de 1 x 1, enquanto para plaquetas é de 6 x1. Como eu já recebi 6 transfusões de plaquetas, eu precisaria de 36 doadores e, até agora, só tivemos 28 doadores habilitados.
Diante dessa situação, volto a apelar para vocês para que falem com os conhecidos para que compareçam ao banco de sangue e façam doação. Se conseguirem mais doadores do que eu preciso, ótimo, pois existem muitos outros pacientes que não têm esse canal de acesso a tantas pessoas que eu tenho e, se estou tendo dificuldade de conseguir estes doadores, imaginem essas pessoas que muitas vezes vêm do interior com dificuldades e precisam tanto de doadores como eu.
Meu apelo não vale somente para mim ou para o tempo que eu esteja precisando. Sempre fui doador voluntário e infelizmente não poderei mais ser doador devido à minha doença. Mas se essa minha doença servir para conscientizar a todos os meus amigos da importância da doação e, mesmo após a minha cura, eles continuem a fazer doações periódicas, seja para amigos e, principalmente, para desconhecidos, já terá valido a pena essa provação pela qual estou passando.
Sim ... agora eu peço que doem sangue para mim, pois estou precisando, mas estendo o meu pedido para que continuem doando mesmo após a minha cura. Façam da doação de sangue uma rotina solidária da vida de vocês. Cada doação de sangue ajuda várias pessoas que estão precisando e, muitas vezes, não tem tantos amigos como eu a quem recorrer.
Relembrando, as doações podem ser feitas na Rua Juiz de Fora, 861 de 8:00 às 19:30. Aos sábados as doações devem ser agendadas através do telefone 3335-6600 e são de 8:00 às 12:00.
Eu continuo internado no Mater Dei, quarto 701. O telefone aqui do quarto é 3339-9701 e meu celular é 9612-2500.
Um grande abraço a todos e muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu compentário quanto a esta postagem.